Você sabe quais são as diferenças da consultoria financeira e empresarial?

0



Ao saber da diferença entre consultoria financeira e consultoria empresarial surge a seguinte dúvida. Qual das consultorias é a mais importante?

Pois bem, ambas são! Uma completa a outra. A consultoria financeira avalia a situação financeira da empresa e busca as melhores soluções e estratégias para alcançar os objetivos. Fazem parte do seu escopo:

  • Planejamento estratégico financeiro

Diagnóstico da situação financeira da empresa, apresentação de estratégias para alcançar os resultados levando em consideração a capacidade da empresa e o cenário econômico no qual ela está inserida.

Elaboração de relatórios e informações que são as ferramentas utilizadas para a tomada de decisões.

Avaliação financeira da empresa para estimar o seu valor real ou o valor mais próximo da realidade possível.

  • Análise de viabilidade financeira

Identificação do retorno do investimento por meio do levantamento de dados, elaboração de cenários, cálculo do payback e taxa interna de retorno. 

  • Consultoria financeira e administrativa

Administração dos recursos financeiros da empresa, controle das despesas, definição dos centros de custos e estruturação de regimes de caixa e competência, definição de políticas de capital de giro, distribuição de lucro e estrutura de capital.

Busca a redução da carga de trabalho dos diretores e facilita o dia a dia de trabalho com propostas e implementação de melhorias nas áreas correlacionadas.

  • Gestão de recursos financeiros

Identificação das melhores opções de investimentos para os recursos da empresa e realização da gestão desses recursos, como aplicação e resgates.

Já por meio da consultoria empresarial, o empreendedor pode ir além da parte financeira, no que diz respeito a redução de custos, implantação de processos mais eficientes, planejamento de expansões do negócio e aprimoramento da área de recursos humanos.

O papel da consultoria empresarial é coletar informações gerais sobre a empresa abrangendo além do plano financeiro.

Portanto, trabalhar as consultorias financeira e empresarial juntas é a forma mais segura de garantir um sucesso de ponta a ponta da companhia, passando por todos os seus setores e fazendo um planejamento macro do negócio.

O ideal é contar com uma consultoria que possua as duas expertises e conectar as necessidades comuns para trazer resultados mais efetivos.

Fábio Ricardo Sturion Verde | CEO da FV Consultoria e Treinamento



Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.