Premio MARKABLES de divulgação de intangiveis 1 Global Brands –

0


OS NOVOS ESCOLHIDOS DO PRÊMIO DE

DIVULGAÇÃO DE INTANGÍVEIS MARKABLES

Grande parte da comunidade financeira concorda que as divulgações sobre ativos intangíveis nos balanços e nas notas explicativas são insuficientes e amplamente insatisfatórias. Isso se aplica aos ativos intangíveis gerados internamente e adquiridos. Diz-se que os preparadores ocultam, criptografam, condensam ou diluem ao máximo as informações sobre os ativos intangíveis, aniquilando assim o conteúdo informativo.

Isso não é totalmente verdade. Ao adquirir os nossos dados, os profissionais da MARKABLES já terão navegado por dezenas de milhares de demonstrações financeiras em todo o mundo, para identificar divulgações financeiras significativas sobre ativos intangíveis. Algumas dessas divulgações merecem destaque pelo seu enorme valor informativo. À seguir apresentaremos dois exemplos.

Em 2017, a British ZPG plc (Zoopla Property Group) adquiriu a Hometrack, fornecedora líder do Reino Unido de informações sobre o mercado de imóveis residenciais. Estabelecida em 1999, a Hometrack é a fornecedora número um do modelo de avaliação automatizado (“AVM”) no Reino Unido, e um dos principais fornecedores de AVM na Austrália, gerando mais de 20 milhões de avaliações de propriedades automatizadas por ano. A Hometrack fornece insights do mercado imobiliário residencial, análises, avaliações e serviços de dados para mais de 400 parceiros, incluindo credores hipotecários, incorporadores, investidores, associações habitacionais e autoridades locais. Nas divulgações do PPA[1], o ZPG revelou algumas suposições relacionadas à avaliação dos ativos intangíveis do Hometrack, mais notavelmente as taxas de royalties adequadas usadas para determinar o valor da marca e do software e taxas de desconto específicas do ativo.

Em 2020, a gigante canadense do varejo de conveniência Alimentation Couche Tard adquiriu a Convenience Retail Asia (BVI) Limited, uma importante operadora de lojas de conveniência em Hong Kong sob a bandeira Circle K, que opera 340 lojas em toda a região. Além disso, desenvolveu sólida experiência em fidelidade, com aproximadamente 1,6 milhão de membros “OK Stamp It”, e estabeleceu um forte programa de marca própria, recursos avançados de merchandising, tecnologia e cadeia de suprimentos. Olhando para as notas extras do PPA dessa combinação de negócios, a Alimentation Couche Tard revelou uma série de detalhes, incluindo taxas de royalties específicas de ativos, taxas de desgaste, bases de receita e vidas úteis.

Ambas as divulgações vão muito além dos níveis usuais. Para o analista experiente e o leitor, ambas as divulgações permitem conclusões importantes, não apenas sobre a natureza e composição dos ativos intangíveis que foram adquiridos com os negócios, mas, mais importante ainda, sobre o gerador de valor e as premissas de risco. Nós consideramos esses casos excelentes e merecedores do Prêmio de Divulgação de Intangíveis MARKABLES.*

* Fonte: https://www.markables.net/newlaureatesofthemarkablesintangiblesdisclosureaward/  

Roberto Martins é o fundador da GlobalBrands Consultoria, consultoria especializada em avaliações de ativos intangíveis e estratégias de negócios desde 1995. É também membro do conselho consultivo da Markables desde 2016.

                                                                                                            


[1] PPA – Purchase Price Allocation ou Alocação do Preço de Compra – CPC 15/IFRS 3

                                                                                                            



Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.